sexta-feira, 27 de maio de 2011

Produção textual

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Infelizmente, ainda hoje temos que conviver com uma variedade de preconceitos que vão desde a cor da pela até a escolha pela religião. O que está faltando no ser humano é RESPEITO ao próximo, independente de sua raça, classe social ou religião.
O Jornal Estadão do estado de São Paulo publicou uma matéria falando sobre esse assunto. Leia:
Escola é dominada por preconceitos, revela pesquisa
O preconceito e a discriminação estão fortemente presentes entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras. As que mais sofrem com esse tipo de manifestação são as pessoas com deficiência, principalmente mental, seguidas de negros e pardos. Além disso, pela primeira vez, foi comprovada uma correlação entre atitudes preconceituosas e o desempenho na Prova Brasil, mostrando que as notas são mais baixas onde há maior hostilidade ao corpo docente da escola. "É lamentável e preocupante verificar que isso ocorre, mas os dados servem como alerta para que a escola possa refletir e agir para modificar esse cenário", diz Anna Helena Altenfelder, educadora do Cenpec.
"As pessoas não são preconceituosas por natureza. O preconceito é construído nas relações sociais. Isso pode ser modificado."
Jornal Estadão – São Paulo

PROPOSTA:
Imagine que você tenha presenciado uma situação onde um (a) amigo (a) estivesse sofrendo algum tipo de preconceito. Escreva uma história relatando a situação, dizendo que tipo de preconceito ele (a) sofreu e o que você fez para ajudá-lo (a). Seja criativo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário